sexta-feira, 15 de março de 2013

Ida ao endocrino

Posso resumir minha ida ao endocrino ontem com uma só palavra: decepção. Talvez até duas, medo.
Não por ouvir frases como "mas, vc tem q se controlar", isso é fato mas, nenhum interesse em como estou tentando me controlar. A dra. Marlene Matunaga, simplesmente, me passou uma folha com uma "dieta" e, o pior me ofereceu fluoxetina. Diante minha surpresa à oferta e, resposta afirmativa para já ter.tomado tal remédio e ter obtido sucesso com emagrecimento (na época foi uma tratamento para controlar a ansiedade) porém, ao término do remédio eu ter recuperado o peso e mais um pouco, a médica me ofereceu a sibutramina. Daí, lhe fiz o comentário "meu medo é parar com o remédio e recuperar o peso e um pouco mais" e ela, com um sorrisinho no rosto "é um risco q se corre". Não, obrigado. Quero perder peso e poder manter meu corpo da forma q conquistei de forma tranquila, sem medos ou riscos.
Pq não me encaminhou para uma nutricionista para q eu tivesse uma dieta mais elaborada, rica em coisas essenciais para me ajudar, inclusive a controlar a ansiedade e compulsão por doce? Poxa, são várias as matérias publicadas hoje falando sobre todos os benefícios de uma alimentação saudável mas, que eu (e creio que uma boa parte da população mundial) não tem conhecimento de porções e variações. A questão dos remédios eu perguntei se, o acompanhamento psicológico não me ajudaria mais, ganhei a guia de encaminhamento e, para o nutricionista, fiquei sem graça, já q, ela me passou a folhinha pronta, sem quantidade calórica e poucas variações de substituições.
Eu não sou médica, logo ela não deveria ME perguntar sobre remédios, ela deveria ter presado por minha saúde sem artifícios, poxa, já comecei a academia, estou mudando hábitos alimentares, tudo isso informei à ela que resolveu me "ajudar" oferecendo remédios.
À ela só agradeço as guias de exames e a guia de encaminhamento para o psicológo. De resto, quero distância.
Não estou muito inspirada para figuras. Minha perplexidade não me permite achar imagens q possam ilustrar esse post que é mais um desabafo. No próximo, capricho mais.

3 comentários:

  1. Realmente foi decepcionante ela dizer: "Você quer tomar ....???" E eu que estava lá para ver se existe uma luz no fim do túnel dos magrinhos que querem ficar com peso ideal, saí de lá com uma guia para nutricionista, guia para um monte de exame de sangue e a dica de ouro tem que comer mais... diferentemente do que aconteceu com a minha esposa, não ganhei dieta para engordar... :-(
    Dona Marlene obrigado, só que não. Falei sobre hipercalóricos, massas e etc. A resposta, com um sorriso amarelo no rosto: "O nutricionista é quem pode indicar". Tá bom, pra engordar é nutricionista pra emagrecer é a sua dieta pronta???? É endocrinologista ou emagrecedora??? Tem coisa errada ai... fora as consultas de 5 minutos por paciente....
    Próximo passo, exames de sangue e procurar outro endocrinologista.

    ResponderExcluir
  2. PeloamordeDeus! Como pode? Esses remédios só servem para emagrecer momentaneamente, depois que pára, volta tudo. Experiência própria também. Cheguei a emagrecer mais de 15kg tomando remédio, depois recuperei tudo em dobro, foi terrível.
    Nutricionista também não gosto, não... Todas tem a mania de achar que são as certas e sempre essa mesma frase: "Ah, mas vc tem que se controlar!". A ÚNICA nutricionista que passei que gostei foi uma da clínica de cirurgia plástica que eu fiz, a Dra. Milena, ela entendeu meus horários, meu estilo de vida e adaptou a dieta pra mim. Mas a da Greenline olhou pra mim e disse: "Você precisa almoçar meio dia!". Cansei de falar que não podia, eu NÃO tenho horário de almoço, e ela: "Mas tem!". Tá, então vou passar por cima da empresa e tirar uma hora de almoço e trabalhar só cinco por dia. Assim que fechei a porta do consultório, rasguei tudo o que ela tinha me passado e joguei no lixo da clínica mesmo. Nunca passei com endócrino do convênio porque passo do sus (pra poder pegar insulina), mas tô vendo que vou ter dificuldade pra achar um bom. Que Deus nos proteja nessa caminhada, porque não tá sendo fácil, não! Nem os médicos colaboram!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marina,
    primeiro, parabéns á vocês meninas pela iniciativa e pelo blog.
    Não é fácil quando não nos sentimos bem, mas só pela iniciativa, vcs já são vitoriosas, tem que lutar, ir atras, não podem ficar paradas porque se a gente não se mexer, ninguém faz nada por nós.

    E essa médica, péssima! Não fique dependente de remédios!
    Torço por vcs!
    Bjos pra Marina e Tatty.
    Amanda.

    ResponderExcluir