terça-feira, 5 de março de 2013

Persistência é a palavra chave!

Hoje, navegando pelo UOL, encontrei essa matéria: "Oito pontos importantes para encarar o treino e não desistir". Li e achei muito interessante!

Eu poderia simplesmente colar o link da matéria aqui e pronto, mas resolvi escrever mesmo, reforçar cada ponto, para que pessoas assim como eu, como a Marina, como você, não desanimemos nos primeiros dias de academia! Se alguém der, dê a opinião!




1. Praticar uma atividade física regularmente melhora a consciência corporal e o tônus muscular, reduz a ansiedade e o estresse e aumenta o metabolismo corporal.
"Pior" é que é verdade, pelo menos no que diz respeito à redução da ansiedade e do estresse. Depois de um treino (ou de uma simples caminhada/corrida, por exemplo), a gente se sente bem mais leve, mais tranquilo!

2. Optar por atividades que sejam prazerosas é ponto determinante para manter regularidade e atingir os objetivos sem que o programa de treinamento pareça uma obrigação.
Não gosta de treinar? Que tal natação? Não gosta de nadar? Que tal uma luta? Não gosta de luta? Que tal uma aula de spinning? Busque o que você mais gosta para que seja uma coisa prazerosa de se fazer, não uma obrigação!

3. Cada pessoa possui suas limitações e elas devem ser respeitadas. Existe uma enorme variedade de atividades a serem praticadas, portanto, ouça seu corpo e escolha alguma que não traga riscos para você.
Eu, por exemplo, tenho artrite. Volta e meia, meus joelhos e meus pés doem demais. Portanto, não adianta insistir em alguma coisa que vai me fazer mal. Ouça os seus limites. Respeite o seu corpo.



4. Reservar um horário do dia para se exercitar é importante para acostumar o corpo a ter mais disposição no horário que irá necessitar dela.
Sempre temos um horário mais livrezinho, não? Seja depois do trabalho, seja à noite... Pelo menos no começo, estipule um horário certo para malhar. Não precisa ser exatamente naquele horário exato, mas ter uma certa regularidade te ajuda. E muito.

5. Nunca se acomodar. O corpo tem uma resposta adaptativa rápida quando mantemos uma boa frequência e regularidade na prática de atividade física. Portanto, sempre temos que dificultar um pouco, aumentar o volume ou a intensidade da atividade, para que ela se torne um desafio para nós e para o nosso corpo, trazendo, assim, cada vez mais resultados.
É verdade que, depois de algum tempo, aqueles 20 minutos iniciais de esteira vão fazer pouca diferença. Então, faça 20 de uma caminhada mais rápida ou aumente o tempo. Faça mais abdominais quando você já não sentir tanto. Exija sempre (um pouco) a mais, sempre que seu corpo se acostumar. Mas, como sempre, respeitando o seu limite. E sempre com o acompanhamento de um profissional (aliás, peça que ELE aumente o seu ritmo).
6. Não ser imediatista conta pontos. Tenha calma e paciência, pois o resultado não virá de um dia para o outro. É preciso muito cuidado, dedicação, esforço, mudanças de hábitos... Mas se for determinada, certamente será recompensada.
Nem lipoaspiração tem resultado imediato, que dirá malhação. Demora um certo tempo e vai exigir muita força de vontade! Tem gente que pensa que na primeira semana vai ver resultado. Não vê. Mas persista! Depois, você vai sentir muito orgulho de si mesmo.




7. Dormir bem é consequência dos exercícios. A prática regular de atividade física faz que obtenhamos uma melhor qualidade e aproveitamento do sono. E é muito importante dormirmos bem, para o corpo recuperar as energias gastas no dia que passou e criar novas demandas no dia seguinte.
Outra verdade: dormimos muito melhor depois de fazermos exercícios físicos, mesmo que esses tenham sido feitos durante a manhã. Ter horário certo pra dormir faz parte da sua reeducação para uma melhor qualidade de vida. E você vai se sentir muito mais disposto e fez. Tire a prova.

8. Estar sempre aberto a praticar novas atividades é vantajoso para quem não gosta de rotina e se desmotiva por conta disso.
Sabe aquela aula nova anunciada na academia? Por que não tentar? Enjoou das aulas de natação? Dá uma chance para a musculação! Alterne os exercícios para não cair na rotina e não cansar! Você vai ver como o tempo vai passar bem rápido, os dias também, e seus resultados vão aparecer muito mais rápido!

uma coisa que eles não disseram, mas que a Marina já disse no post anterior é que é muito interessante encontrar companhia pra fazer! Se não tiver quem vá contigo à academia (como é o caso da Má, que vai com o marido), faça novas amizades na academia. Pode ser difícil, mas depois de um tempo, fica muito mais prazeroso você ir para um lugar sabendo que vai encontrar com um monte de gente legal!
Boa sorte para todos nós! :)

Um comentário: